zkSync Era: Tutorial e Estado da Rede
O que é possível fazer na na zkSync Era? Será que um airdrop poderá acontecer?
A zkSync Era já conta com mais de US$200 milhões em Valor Total Bloqueado (TVL) e já representa mais de 2% do market share das Layer 2 do Ethereum…
Isso tudo com menos de 1 mês de funcionamento da rede!
Mas qual é o estado atual da zkSync? O que é possível fazer na rede? Será que um airdrop poderá acontecer?
Aqui está então, um mini guia sobre o Estado Atual da zkSync Era, e como você pode utilizar a rede hoje!
O Estado Atual da zkSync Era
Resumo rápido: A zkSync é uma solução de escalabilidade do Ethereum que utiliza zero knowledge proofs para agrupar transações e registrá-las na rede Ethereum. A zkSync torna as transações mais baratas e aumenta a escalabilidade da rede Ethereum, se quiser uma explicação mais detalhada, dê uma olhada nesse meu artigo.
Grande parte do crescimento da zkSync veio após o hype do airdrop do token Arbitrum ($ARB) - que acabou entregando quantias significativas aos usuários que interagiram com a L2 -, na expectativa de que a zkSync fizesse o mesmo.
E o melhor de tudo é que a zkSync já anunciou que tem planos de descentralizar a rede, o que significa que haverá o lançamento de um token.
Atualmente, a tecnologia zero knowledge (zk) está em alta, especialmente na forma de zkRollups do Ethereum. A zkSync saiu na frente nesse segmento, assim como a Polygon zkEVM, embora existam outros players importantes e com projetos ainda a serem lançados, como a Scroll e Taiko.
Para dar algum contexto, a Matter Labs é a empresa por trás da zkSync. Em junho de 2020 eles lançaram a zkSync Lite, ou seja a V1 da zkSync, que já processou mais de 10 milhões de transações. A zkSync Era, que será o tema de hoje, é a V2 e o lançamento mais recente da Matter Labs.
Seja pela possibilidade de airdrop, ou pela tecnologia zero knowledge, o estudo e experimento são válidos (na minha opinião). Hoje trarei então um mini guia para interagir com a zkSync Era.
Mini guia zkSync Era
1. Adicionar a rede zkSync Era à sua Carteira Cripto:
O primeiro passo é conectar a sua carteira com a zkSync Era.
O próprio site da zkSync Era explica como fazer isso, ou, se você quiser facilitar todo o processo pode usar o site Chainlist, que permite adicionar uma rede com apenas alguns cliques.
Basicamente, fazendo o processo manual, você precisa cadastrar a rede em sua carteira cripto, como a Metamask:
Para tanto, basta clicar no botão da blockchain em uso da wallet, que está na parte superior central, e depois em "Adicionar rede";
Na nova página, clique em "Add a network manually" que você será redirecionado para a seguinte página:
A partir disso, é só cadastrar os dados da rede zkSync Era (abaixo) e salvar:
Pronto, agora a rede zkSync Era já está cadastrada em sua wallet e já podemos começar a interagir com a rede.
2. Fazer a Bridge de ETH para a zkSync Era:
Para interagir com a rede, é preciso pagar os custos de gas, assim como acontece na mainnet do Ethereum, e para isso, você precisa enviar fundos para a zkSync Era.
Existem diferentes formas de fazer isso, incluindo a bridge nativa da zkSync Era ou outras bridges e protocolos já em funcionamento, como Orbiter ou Multichain.
3. Interagir com Diferentes Protocolos:
Agora que temos fundos na zkSync Era, podemos começar a interagir com a rede e testar novos protocolos. Lembrando que a interação com a rede tem sido um dos critérios mais importantes para a qualificação em airdrops.
O próprio site da zkSync tem uma página dedicada ao ecossistema, com uma lista de dApps que já estão funcionando na rede. Nem todos estão disponíveis na zkSync Era, mas é possível filtrar para ver somente aqueles que estão disponíveis.
A partir daí, o céu é o limite. Você pode, por exemplo:
Fazer swaps de tokens na SyncSwap (ou na Onchain Trade):
Prover liquidez em uma pool:
Negociar NFTs no protocolo Mint Square:
Comprar um domínio na zkSync, no protocolo zkSync Name Service:
E muito mais, como eu mencionei antes, o céu é o limite, novos protocolos estão chegando à zkSync Era quase que diariamente. Você pode acompanhar isso pelo site da zkSync, pelo próprio twitter da zkSync ou até pelo DeFiLlama.
Claro, tome cuidado, estamos falando de uma Rede que foi recentemente lançada e ainda está em alpha (fase de testes), erros podem e vão acontecer. Isso sem contar que estamos tratando de uma nova tecnologia em blockchain, o uso de zero knowledge.
Tome todas as precauções devidas, e, se for utilizar protocolos ainda não muito conhecidos, utilize, por exemplo, uma burn wallet com uma quantia não significativa do seu portfólio.
Siga-me também nas redes sociais: